sábado , 27 abril 2024
Home Destaque Saec flagra 32 casos de furto de água em sete meses
Destaque

Saec flagra 32 casos de furto de água em sete meses

A SAEC (Superintendência de Água e Esgoto de Catanduva) intensifica a fiscalização contra furtos de água, popularmente conhecidos como “gatos”. De janeiro até agora, foram descobertas 32 fraudes a hidrômetros, em diversos pontos da cidade, mais frequentemente em imóveis residenciais.

Dentre elas, foram detectados desvios na passagem de água em instalações paralelas antes da leitura no hidrômetro, perfuração da cúpula do hidrômetro com agulha e o uso de arame para travar o mecanismo, ligações irregulares direto na rede de abastecimento e violação do lacre da água cortada.

Os flagrantes são decorrentes de vistorias executadas a partir de denúncia que pode ser feita pelo telefone 3531-0600. Suspeitas para esse tipo de situação também são levantadas a partir de monitoramento operacional da autarquia, relacionado à queda do consumo do abastecimento de água de determinado imóvel.

As violações a hidrômetros ou ligações clandestinas são consideradas crimes, passíveis de multa. Quando detectada a fraude, o consumidor é multado em R$ 834,26 (multa grave) e tem 30 dias para adequação nos padrões da SAEC. Caso não seja feita a regularização, as multas passam a ser mensais, no valor de R$ 143,83.

Além disso, quando constatado o furto, a água subtraída clandestinamente é cobrada. Os valores são retroativos a cinco anos do flagrante, calculados pela média dos próximos três meses após a adequação.

 

Imagem: Comunicação/Saec

Related Articles

Destaque

MELHORIAS NO JARDIM AMÊNDOLA

Avanço! A SAEC avança na interligação do sistema de água. Hoje, foi...

Destaque

MAIS RECAPE

Mais um trecho da rua Santa Catarina acaba de ganhar asfalto novo....

Destaque

CONCURSO DE DESENHO

Ansiedade a mil para conhecer os contemplados no concurso de desenho. Mas...

Destaque

VISITA NA CAPTAÇÃO

Atentos! Assim foi a imagem que refletia nos olhinhos dos alunos, do...

Enviar Mensagem
Estamos Online a partir das 08:00