quinta-feira , 25 abril 2024
Home Destaque Descarga atmosférica atinge equipamentos da SAEC e compromete abastecimento
Destaque

Descarga atmosférica atinge equipamentos da SAEC e compromete abastecimento

Equipamentos de três Unidades de Reservação da SAEC (Superintendência de Água e Esgoto de Catanduva) foram atingidos por descargas atmosféricas na noite desta quarta-feira, dia 22. Por conta da falha no mecanismo, alguns bairros tiveram interrupção no fornecimento de água. Os problemas foram ocasionados pelas fortes chuvas registradas em Catanduva e constatados via sistema computadorizado.

 

Na Unidade de Reservação da rua Bebedouro (UR-3), vários componentes de automação e drives de acionamento de motores de bombas queimaram. Pelo menos dois motores pararam de funcionar. De imediato, técnicos da SAEC estiveram no local e adotaram os procedimentos operacionais para restabelecer parcialmente o sistema. A UR-3 é responsável pela distribuição de água aos bairros localizados na região do São Francisco. Por cerca de duas horas – ainda na noite de quarta-feira – os moradores dessa área ficaram sem água.

Na Unidade de Reservação do Shangrí-la (UR-31), os equipamentos atingidos foram o soft starter (mecanismo que aciona a bomba do poço profundo), o relé de nível (controla o nível do reservatório) e o medidor de vazão (computa dados que precisam ser fornecidos ao DAEE). Por conta do incidente, houve interrupção no abastecimento de água na manhã desta quinta-feira, dia 23. Parte dos equipamentos foi prontamente substituída, condição que possibilitou o restabelecimento do sistema e a distribuição de água.

Na Unidade de Reservação do bairro Júlia Caparroz (UR-14), a descarga atmosférica causou danos ao inversor de frequência (que aciona a bomba de pressurização). O sistema possui redundância e a bomba complementar está em operação, enquanto a parte danificada segue em manutenção.

A SAEC reforça a orientação para que os moradores economizem água para que, em situações adversas como essas, não ocorra desabastecimento.

Desde o começo da semana, os serviços de roçagem foram intensificados. Equipes de empresa contratada para essa finalidade reforçam os trabalhos da Prefeitura e estão concentradas na região do Imperial, Gabriel Hernandez e Nova Catanduva. Hoje, por conta da chuva, o cronograma fica comprometido. Mas, nesse ritmo, vamos alcançar os quatro cantos da cidade o mais rápido possível.

Related Articles

Destaque

VISITA NA CAPTAÇÃO

Atentos! Assim foi a imagem que refletia nos olhinhos dos alunos, do...

Destaque

SAEC EXECUTARÁ MELHORIAS NA RUA SALVADOR NESTA QUINTA

Continuação! A SAEC informa que a rua Salvador entre a avenida 24...

Destaque

RUA SÃO PAULO

Recape a todo vapor! Após as intervenções para implantação de redes de...

Destaque

INTERDIÇÃO PROGRAMA DA RUA SÃO PAULO NESTA TERÇA

A Saec informa que a rua São Paulo entre as ruas Rio...

Enviar Mensagem
Estamos Online a partir das 08:00