terça-feira , 16 abril 2024
Home Destaque Estiagem prolongada compromete captação de água em Catanduva
Destaque

Estiagem prolongada compromete captação de água em Catanduva

A estiagem prolongada tem comprometido a captação de água em Catanduva. Devido à seca, os mananciais subterrâneos explorados pela Saec (Superintendência de Água e Esgoto de Catanduva) estão com os níveis mais baixos que o normal.

Por dia, são consumidos, em média, 32 milhões de litros de água captados dos aquíferos Bauru e Guarani. Catanduva possui 66 poços tubulares com a finalidade de abastecimento público.

Desses, 62 poços retiram água do Aquífero Bauru, responsável por produção média de 60% do volume que abastece a cidade. Outros quatro poços captam água do Aquífero Guarani e produzem cerca de 40% do volume de água distribuído. Para suprir a demanda, a Saec tem feito manobras.

“Se nos anos anteriores, o comum era rebaixar as bombas muito pouco ou quase nada, na estiagem deste ano já foram registrados casos bastante sérios, a ponto de temermos por comprometer a capacidade de produção do poço”, ressalta o geólogo da Saec, Aparecido Fonseca.

Como exemplo da atual situação, recentemente, num dos poços do bairro Nova Catanduva, a bomba que estava localizada a 140 metros de profundidade precisou ser rebaixada até 170 metros. A estratégia foi tomada na tentativa de captar água sem alterar a qualidade do abastecimento ou causar danos ao equipamento.


Dicas de economia

Apesar do potencial hídrico na cidade, é fundamental que a população utilize água com consciência. A Saec orienta que os consumidores economizem água e priorizem atividades básicas evitando, assim, o desperdício. Medidas simples podem refletir em economia na conta de água, além de melhor aproveitamento: Feche a torneira enquanto ensaboa as mãos; Ao escovar os dentes, procure manter a torneira fechada; Reduza o tempo de banho; Varra a calçada em vez de lavá-la;

 

Imagem: Comunicação/Saec

Related Articles

Destaque

INTERDIÇÃO PROGRAMADA DA RUA MINAS GERAIS EM 17/04/24

A SAEC informa que a rua Minas Gerais entre as ruas 21...

Destaque

1º LEILÃO DA SAEC

Sucesso! O 1º leilão online da Saec arrecada R$ 256.490,00, enquanto eram...

Destaque

INTERRUPÇÃO EMERGENCIAL NO ABASTECIMENTO EM 16/04/2024

A SAEC (Superintendência de Água e Esgoto de Catanduva) comunica aos moradores...

Destaque

OBRAS DE REFORÇO NO HIGIENÓPOLIS

Diário de obra. A intervenção de reforço no bairro Higienópolis segue de...

Enviar Mensagem
Estamos Online a partir das 08:00