Saec idealiza ação para recolher lixo no Lago dos Ipês

Destaque
Colaborador da Saec auxilia Bombeiros na retirada de resíduos do lago

Frequentadores do Parque dos Ipês têm deixado para trás um rastro de poluição. Esse foi o cenário encontrado no lago, alvo de varredura na manhã desta quinta-feira, dia 5. Ação idealizada pela Saec (Superintendência de Água e Esgoto de Catanduva), em parceria com o Corpo de Bombeiros e a Prefeitura de Catanduva, alerta para os prejuízos ao meio ambiente frente à falta de conscientização.

Na embarcação, os bombeiros navegaram e recolheram os resíduos das águas, dentre eles, isopor, embalagens plásticas, caixas de leite e garrafas pet e de vidro. O desrespeito com a natureza vai além, até um caixote de madeira foi encontrado à beira da lagoa. O montante foi suficiente para encher cinco sacos de lixo.

Os colaboradores da autarquia e a EMCAa (Equipe Municipal de Combate ao Aedes aegypti) fizeram trabalho em apoio aos Bombeiros para a devida destinação final dos resíduos. “Muita gente insiste em jogar lixo no rio. Diante disso, buscamos sensibilizar as pessoas a preservar a natureza. Tudo isso é nosso. Lugar de lixo é na lixeira”, ressalta Ricardo Aparecido Hummel, superintendente da Saec.

Capitão dos Bombeiros, Luciano Val reforça a tese de que a conscientização é o caminho para a mudança de comportamento. Ele enaltece a iniciativa de proteção ambiental. “Essa nossa contribuição minimiza os impactos ambientais causados pela ação do homem na natureza”, destaca.

Os agentes de endemias estenderam a varredura para a margem da lagoa, visando eliminar possíveis focos de dengue. No local, bastante frequentado para lazer, também foram recolhidos possíveis criadouros do Aedes.

O Lago dos Ipês tem cerca de 18 mil metros quadrados de extensão. Além do aspecto ambiental, o espaço, composto por duas ilhas e lâmina de água, foi idealizado pela Saec para captar água superficial do rio São Domingos e contribuir para a melhoria dos índices de umidade relativa do ar.

Você tambem pode ler!

ete

Saec realiza audiência pública para revisão do Plano Integrado de Saneamento Básico

A Saec (Superintendência de Água e esgoto de Catanduva) realizará audiência pública para revisão do Plano Integrado de Saneamento

Leia mais...
ur-21-obra-2

Saec investe na ampliação da Unidade de Reservação do Distrito Industrial III

A Saec (Superintendência de Água e Esgoto de Catanduva) iniciou a ampliação da Unidade de Reservação de Água (UR-21)

Leia mais...
poco-profundo-gabriel-hernandez

Estiagem prolongada compromete captação de água em Catanduva

A estiagem prolongada tem comprometido a captação de água em Catanduva. Devido à seca, os mananciais subterrâneos explorados pela

Leia mais...

Mobile Sliding Menu