Alunos do Senac ‘interrompem’ passagem para exemplificar obstrução na rede de esgoto

Destaque, Notícias
acaosenac_lixoenalixeira-1

Um grupo de alunos da Turma 35 do Programa Senac de Aprendizagem decidiu somar força à campanha “Lixo é na Lixeira”, da Superintendência de Água e Esgoto de Catanduva (Saec). Na tarde de sexta-feira, 10, eles ‘interromperam’ a passagem nas dependências da instituição para mostrar as consequências do descarte incorreto do lixo nas redes de esgoto.

 

acaosenac_lixoenalixeira-4Na ocasião, o grupo simulou uma operação de desentupimento na rede, cujo conserto teria sido necessário devido ao descarte irregular de resíduos em vaso sanitário e pia de cozinha. Dentre os materiais mais comuns removidos pela Saec estão preservativos, embalagens plásticas, absorvente, fio dental, cabelo, bituca de cigarro, fraldas descartáveis e pinos de droga.

 

Quando chega à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), cerca de 50 toneladas por mês, esse lixo é obrigatoriamente destinado ao aterro sanitário por ser contaminado biologicamente. Quando obstruem a rede, os resíduos tendem a retornar para as casas ou vazar em vias públicas, causando prejuízo e desconforto à população.

 

O trabalho dos alunos do Senac Catanduva contou com pesquisa anterior à ação. Na enquete, via celular e sem a necessidade de identificação, 160 pessoas foram perguntadas sobre o descarte incorreto dos resíduos: 82,5% afirmaram jogar papel higiênico na privada; 48,1% jogam cabelo; 26,9% acaosenac_lixoenalixeira-3jogam fio dental; 18,8% afirmaram já ter jogado chiclete; 17,5% já jogaram óleo de cozinha na rede de esgoto; e 16,3% disseram já ter jogado restos de comida. Apenas 1% disse nunca ter jogado nada no vaso sanitário. Os entrevistados podiam identificar mais de um item.

 

A intervenção dos alunos faz parte do trabalho de multiplicação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da ONU, ODS 6 e ODS 14: “Água Limpa e Saneamento Básico” e “Vida na Água”, respectivamente.

Você tambem pode ler!

INTERDIÇÃO DE TRÂNSITO NA AVENIDA SÃO DOMINGOS EM 5/11/2019

A SAEC comunica os moradores que o trânsito pela avenida São Domingos estará interditado, a partir da rua Maranhão,

Leia mais...
saec-dengue

SAEC mobiliza ações de combate à dengue

#catanduvacontradengue A luta contra o Aedes é contínua na SAEC. Os trabalhos nos prédios da Superintendência foram intensificados ao

Leia mais...

INTERDIÇÃO NA RUA CEARÁ EM 26/11/2019

A SAEC comunica a população sobre interdição de trânsito programada para esta terça-feira, dia 26. Na ocasião, estará interrompido

Leia mais...

Mobile Sliding Menu