Polícia Civil descarta adulteração em hidrômetros e arquiva inquérito

A Polícia Civil arquivou inquérito que investigava supostas irregularidades em hidrômetros comprados pela Superintendência de Água e Esgoto de Catanduva (SAEC). Parte dos equipamentos foi encaminhada à perícia, que comprovou não haver qualquer adulteração ou defeito que prejudicasse a eficiência dos mesmos.

A decisão policial, datada de 10 de dezembro, é taxativa. “Conforme informação do IPEM de MG (sic), os hidrômetros foram inspecionados conforme normas do Inmetro, portanto, não vislumbrando qualquer adulteração, arquive-se, elaborando o auto de entrega”, diz o texto do documento.

O inquérito foi instaurado após denúncia de vereador da cidade, relatando que a autarquia armazenava, em seu almoxarifado, hidrômetros defeituosos e ineficientes, sendo que os mesmos supostamente seriam destinados à instalação nas residências, em substituição a equipamentos antigos.

Na ocasião dos fatos, a SAEC veio a público esclarecer que já havia previsão de devolução dos hidrômetros à empresa responsável pela entrega dos aparelhos. Isso porque, em vistoria interna, foi constatado que a composição da “carcaça” dos hidrômetros era incompatível com o previsto em edital.

Tal condição levou a autarquia a cancelar a compra, sem prejuízo aos cofres públicos municipais. Entretanto, os aparelhos estavam dentro dos padrões do Inmetro, contendo selo de inspeção do órgão.