quarta-feira , 24 abril 2024
Home Notícias Catanduva ganha a 5ª unidade de captação de água
Notícias

Catanduva ganha a 5ª unidade de captação de água

A Superintendência de Água e Esgoto de Catanduva (SAEC) deu início às obras de construção da Unidade de Captação Barro Preto (UC5) para a exploração do poço tubular profundo, já construído pela autarquia. O poço, com profundidade de aproximadamente 800 metros, deverá produzir cerca de 300 mil litros de água por hora.

 

A nova unidade de captação está localizada na esquina da rua Martinópolis, marginal direita da  rodovia Washington Luís, sentido São José do Rio Preto, com a Avenida Urany Marques de Souza, no Parque Residencial Cury, e terá investimentos de R$ 1,2 milhão. O término da obra está previsto para o início do próximo ano.

 

A implantação reforçará o abastecimento de água do Parque Flamingo e dos conjuntos habitacionais da região, além do Parque Residencial José Cury, Jardim Del Rey e adjacências, com possibilidade de reforçar também, no futuro, o abastecimento de água do Jardim Imperial e região.

 

As obras em fase de implantação compreendem a construção de um reservatório metálico de 1 milhão de litros, instalações de entrada, medição e rebaixamento de tensão de energia elétrica de 13.800 para 440 Volts, instalação de seis conjuntos motobombas, instalações internas de elétrica e hidráulica e urbanização geral da área.

 

Para a operação do sistema, outras obras complementares serão necessárias, estando previstas a aquisição dos painéis de força e comando das bombas, a aquisição dos equipamentos de bombeamento do poço (bomba, tubos e cabos elétricos), a implantação de três adutoras, sendo uma para bombear água até a unidade de reservação UR-21, no Distrito Industrial III, uma para a UR-26 do Jardim Del Rey, ambas de até 250 mil litros por hora, e outra para o recalque de até 75 mil litros por hora para a UR-27 do Residencial José Cury.

 

Com a implantação das adutoras, a UC5 se ligará às demais Unidades de Captação (São Vicente, Birigui, Boa Vista e Eldorado), ampliando a interligação dos sistemas que compõem o anel de abastecimento hídrico de Catanduva. “Assim, evitamos sobrecarregar qualquer um dos setores de abastecimento da cidade, permitindo cada vez mais a melhor e mais eficiente entrega de serviços de abastecimento à comunidade”, reforçou o superintendente da SAEC, engenheiro Marcos Augusto Jardim.

 

O sistema deverá explorar o aquífero Guarani, grande reserva de água doce subterrânea existente no subsolo. Brevemente, a SAEC deverá iniciar também as obras, já licitadas, de ampliação da UR-26, do Jardim Del Rey.

whatsapp-image-2018-11-13-at-13-12-08 whatsapp-image-2018-11-13-at-15-03-19 whatsapp-image-2018-11-13-at-15-03-18

Related Articles

DestaqueNotícias

REVITALIZAÇÃO

Fase final! Confere o andamento da instalação de gradis na Unidade de...

DestaqueNotícias

FORÇA-TAREFA

Prefeitura e SAEC juntas! A semana começa com a ampliação de galerias...

DestaqueNotícias

CONCURSO SAEC

Avanço! O concurso público da SAEC está em uma nova etapa. Domingo,...

DestaqueNotícias

SAEC NO IMPERIAL

A todo vapor! A SAEC está executando melhorias na drenagem das águas...

Enviar Mensagem
Estamos Online a partir das 08:00