sexta-feira , 29 março 2024
Home Destaque Prefeito e equipe técnica de Colatina, no Espírito Santo, visitam SAEC
DestaqueNotícias

Prefeito e equipe técnica de Colatina, no Espírito Santo, visitam SAEC

A Superintendência de Água e Esgoto de Catanduva (SAEC) recebeu, entre os dias 11 e 13 de setembro, a visita de uma comitiva de Colatina, no Espírito Santo, formada pelo prefeito Meneguelli e integrantes da equipe técnica da SANEAR, responsável pelo saneamento da cidade, além de um representante do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

 

Os visitantes foram recebidos pelo prefeito de Catanduva, que abriu espaço na sua agenda para uma breve reunião no gabinete, onde discutiram as principais dificuldades das cidades e as soluções que estão sendo encaminhadas.

 

A visita, realizada por recomendação do banco, teve o objetivo de conhecer as instalações e a estrutura operacional e administrativa da SAEC e da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Catanduva, tida como referência no setor. Uma estação com sistema de tratamento de tipo diferente, constituído por reatores anaeróbios de fluxo ascendente, encontra-se em implantação em Colatina, com recursos do BID.

 

“Estamos com 80% da obra concluída. Logo, iniciaremos o tratamento dos efluentes e a respectiva cobrança pelos serviços juntamente com a tarifa de água. Viemos conhecer a SAEC para compreender como funciona este sistema, a forma como foi implantado no município, para aproveitar esta experiência na nossa cidade. Essa troca de experiências está sendo bastante produtiva e eficiente”, disse o prefeito Meneguelli.

 

Para o superintendente da SAEC, esta troca de experiências é sempre importante para melhorar o conhecimento dos técnicos da autarquia. A cidade de Colatina tem porte semelhante ao de Catanduva, com 124 mil habitantes e, assim, os problemas enfrentados são, muitas vezes, bastante similares. “Temos muitas situações semelhantes e a visita serviu para importantes trocas de conhecimento e experiências”.

 

Cabe salientar a experiência recente vivida pelos técnicos da SANEAR com a poluição do Rio Doce, o maior acidente ambiental do País, com o rompimento da barragem da mineradora Samarco, em Mariana, MG. A produção de água ficou paralisada por mais de uma semana devido às condições da água do referido curso d’água, utilizado como manancial para o abastecimento de água da cidade.

 

A visita em Catanduva contou com uma reunião dos técnicos no auditório da SAEC com apresentação resumida dos atuais sistemas de água e esgoto existentes na cidade, visitas à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), Estação Elevatória de Esgoto Bruto (EEEB) e Unidade de Captação (UC-1), local que abriga o Centro de Controle Operacional da SAEC, além de outras unidades de captação e reservação.

 

Presente na comitiva, o consultor em saneamento ambiental Acylino Santos, representante do BID, ressaltou o sucesso da SAEC na implantação da sua estação de tratamento, da qual ele. “Precisamos valorizar lições aprendidas. Neste sentido, Catanduva foi muito bem sucedida e a equipe de Colatina tem a oportunidade de aproveitar esta expertise”, disse ele.

 

SANEAR

 

A SANEAR foi criada em 2004 e é responsável pelos serviços de água e esgoto e de limpeza pública, coleta e disposição final de resíduos sólidos em Colatina, no Espírito Santo.

 

Praças Públicas

 

O prefeito Sérgio Meneguelli aproveitou a oportunidade para conhecer áreas públicas de Catanduva e visitou também os parques lineares ao longo do Rio São Domingos e o Parque João Paulo II, ao lado do aeroporto local. “Fiquei bastante impressionado com a quantidade de área verde existente no município. Estão de parabéns”, disse.

visitacomitiva_colatina-2visitacomitiva_colatina-4visitacomitiva_colatina-5

Related Articles

Destaque

FERIADO SANTO

Feriado à vista! Vale ressaltar que os serviços de coleta domiciliar de...

Destaque

CONCURSO DE DESENHO

conscientização! A Secretaria Municipal de Educação em parceria com a SAEC lança...

Destaque

INTERRUPÇÃO PROGRAMADA NO FORNECIMENTO DE ÁGUA

A SAEC (Superintendência de Água e Esgoto de Catanduva) informa aos moradores...

Destaque

2º SIMPÓSIO DA SAEC

Momentos! O encerramento da Semana da Água serviu para reforçar a mensagem...

Enviar Mensagem
Estamos Online a partir das 08:00